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Propaganda política no Facebook

O Facebook veiculará propaganda eleitoral paga em sua plataforma a partir do dia 16 de agosto. Foram criados dois tipos de marcação para informar aos usuários que se trata de anúncio veiculado pela classe política. Peças relacionadas a política terão a marcação “Pago por” no topo da publicação. Já nos anúncios eleitorais aparecerão as informações “Propaganda Eleitoral” e o CPF ou CNPJ declarado pelo anunciante.

Candidatos interessados em anunciar no Facebook precisarão de registro na plataforma. Mais: facebook.com/business/m/one-sheeters/ads-with-political-content-brazil?hc_location=ufi

Confiança dos eleitores no Twitter

O Twitter divulgou no último dia 9 de agosto, resultado de enquete realizada com cerca de 2.000 usuários brasileiros sobre o papel da plataforma na formação de opinião dos eleitores. Desses, 70% disseram acessar o Twitter com alguma regularidade para se informar sobre política e mais de 60% afirmaram acreditar que as ideias defendidas pelos candidatos à Presidência em seus perfis oficiais na plataforma podem contribuir na decisão pelo voto. Entre os eleitores indecisos, a credibilidade nas informações divulgadas na plataforma é maior: 79% consideram que as propostas compartilhadas pelos candidatos em seus perfis oficiais podem ajudar a definir a sua escolha. O levantamento foi realizado entre os dias 21 e 22 de junho.

O Twitter também informou que convidará candidatos à Presidência para participar de sessões de perguntas e respostas com os usuários. As perguntas serão feitas pelos usuários por hashtag específica e respondidas pelo candidato em tempo real em seu perfil na plataforma, promete a plataforma.

 

Bloqueio de telefone celular pirata

A Anatel vai bloquear aparelhos de telefone celular piratas (que não são certificados pela Anatel) dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul a partir do dia 8 de dezembro/18. As notificações serão enviadas aos aparelhos no mês de setembro, por mensagens de SMS. A ação chegará à região Nordeste e demais estados do Norte e Sudeste (incluindo SP) em março/19.

O alvo dessa operação são os telefones roubados, extraviados e não certificados pela Anatel nas redes brasileiras de telecomunicações.

Desde maio, 37 mil celulares irregulares do Distrito Federal e Goiás foram bloqueados.

Celulares comprados no exterior vão continuar funcionando no Brasil, desde que sejam certificados por organismos estrangeiros de certificação equivalentes à agência reguladora.

Mensagem só do administrador

Desde o mês de julho/18, o WhatsApp oferece a possibilidade da criação de grupos nos quais apenas o administrador manda mensagens. Muitas pessoas resistem a fazer parte de grupos porque o excesso de mensagens dos integrantes atrapalha o dia a dia ou “lota” a memória dos smartphones. O recurso, portanto, permite o uso da ferramenta de mensagens instantâneas apenas como mural de recados. Para ativar a configuração, abra “Dados do Grupo” e selecione “Configurações/Ajustes do Grupo” > “Enviar Mensagens” e escolha “Somente Admins”.

Mais de 235 milhões de smartphones

A Anatel divulgou relatório de telefonia móvel: o Brasil contava com 235.076.217 linhas de telefonia móvel no mês de junho/18. Ao todo, são 141 milhões de linhas pré-pagas e 93,1 milhões de telefones pós-pagos. São Paulo é o estado com o maior número de linhas móveis do país, com mais de 62 milhões de usuários; seguido por Minas Gerais com mais 22 milhões; e Rio de Janeiro com mais 20 milhões. 

Nos últimos 12 meses, o maior crescimento foi registrado no Amazonas com saldo de 147.424 linhas. Outros estados que apresentaram aumento foram: Espírito Santo (45.889 linhas), Roraima (26.624) e Amapá (15.195 linhas). Todos os demais estados apresentaram redução no número de linhas móveis.

Gerenciador de tempo

Depois de tanto trabalho para manter os usuários online o máximo de tempo possível, o Facebook e o Instagram lançaram, no início deste mês de agosto, ferramentas que auxiliam usuários no gerenciamento do tempo que gastam na plataforma. Agora é possível desativar notificações por um período determinado ou limitar o tempo online, por exemplo. A medida visa minimizar os efeitos dos arranhões na imagem da empresa após a descoberta de que empresas particulares faziam uso irregular de dados dos usuários.

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Veja esta publicação nas páginas 58 e 59 da Revista Estratégia: