WT.Social – nova plataforma colaborativa de notícias

Por Cíntia Cury

Nasce mais uma rede social. O WT.Social é uma plataforma de notícias baseada em Wiki, ou seja, é colaborativa. Os usuários podem compartilhar notícias, artigos, reportagens e informações atuais e todos os integrantes da rede têm a liberdade de editar, complementar, criar discussões, comentar.

Criada por Jimmy Wales, fundador da Wikipedia, a WT.Social promete não vender os dados dos usuários, nem veicular anúncios. A ideia é que a plataforma sobreviva (e cresça) a partir de doações individuais dos usuários.

Na definição do próprio Wales, “WT.Social é uma plataforma social colaborativa bastante básica, mas radical. Todos podem postar como no Facebook ou no Twitter. Quase tudo é editável. Por todos. É selvagem!”.

De acordo com texto publicado no Reddit nesta segunda-feira (02/12) pelo criador da plataforma, a WT.Social é uma consequência e uma continuação do projeto piloto do WikiTribune – site de notícias sem fins lucrativos que aproxima jornalistas profissionais de voluntários para revisão e verificação dos fatos.

“É minha convicção que as mídias sociais existentes não são boas o suficiente por razões muito difíceis de serem resolvidas pelas grandes empresas existentes, por seu próprio modelo de negócio”, afirma.

Para ele, mídias sociais que necessitam de publicidade para se manter são projetadas para ser “viciantes” e acabam por oferecer conteúdo de baixa qualidade. Além disso, os dados dos usuários são rastreados e compartilhados direta e indiretamente com pessoas que não os estão usando apenas para enviar anúncios relevantes, mas também “para minar alguns dos valores fundamentais da democracia”.

Para que a nova rede social não precise de anúncios para sobreviver, Wales aposta que os usuários pagarão pelo serviço “se, a longo prazo, acharem que o site agrega valor às suas vidas”.

Fila de espera

Atualmente, a rede tem mais de 200.000 usuários. Como a infraestrutura ainda é precária, quem se cadastra entra em uma fila de espera. Se você não tem paciência para esperar a tal fila andar, tem a opção de indicar novos membros ou pagar uma mensalidade de R$ 25.

A opção de indicar membros para “furar fila” realmente funciona. Fiz meu cadastro na plataforma ontem (1º de dezembro) e era o número 104.984 na fila de espera. Ansiosa, decidi não esperar e indiquei algumas pessoas, que imediatamente fizeram seus cadastros. Em seguida pude acessar as notícias do WT.Social.

Uma rede em construção

Neste momento, os textos em língua portuguesa ainda são escassos por lá. Para se ter uma ideia, o SubWiki “Espaço para conversarmos em Português”, o maior que encontrei no nosso idioma, contava com pouco mais de 7.300 membros nesta segunda-feira (02/12).

Mas, se você domina o inglês (ou é fera no tradutor do Google), encontra muitos artigos e notícias interessantes. E tem de tudo: desde descobertas científicas até discussões sobre pessoas públicas que apagam comentários de seguidores em suas redes sociais.

O site ainda tem seus bugs (problemas), mas os usuários são convidados a ajudar a encontra-los e soluciona-los. Até mesmo a FAQ (Frequently Asked Questions), área de respostas às perguntas frequentes, ainda está em construção e tradução para os diversos idiomas.

Quando uma nova plataforma social nasce é difícil prever se ganhará corpo e se tornará popular ou se desaparecerá depois de algum tempo. Mas a experiência de fazer parte de uma rede social colaborativa em construção é bem interessante. A sensação é de que ela realmente pertence aos usuários. E a recíproca também parece ser verdadeira. Percebi que há muita gente por lá interessada em colaborar. 

Ficou com vontade de conhecer a plataforma? 

Você pode usar meu link “fura fila”: https://wt.social/gi/cintia-cury/friends/2evw.

E para aproveitar o clima colaborativo, que tal publicar o seu link “fura fila” aqui nos comentários para que nossos leitores ajudem uns aos outros a acessar o WT.Social sem ficar na fila de espera?

Acompanhe esta e outras atualizações sobre redes sociais e marketing político no grupo Marco Iten Marketing Político no Facebook: https://www.facebook.com/groups/www.revistaestrategia.com.br/

Nº 104.984 na fila, mas amigos não me deixaram na espera.