Velocidade de carregamento é diferencial importante para sites

O acesso à internet e redes sociais via smartphones vem crescendo a cada dia no planeta. Pesquisas apontam que o brasileiro passa 75% de seu tempo online em smartphones. Por isso, a velocidade de carregamento de um site no mobile (smartphone ou tablet) é um diferencial tão importante para empresas públicas, privadas e, principalmente, para os candidatos às próximas eleições.

Esse fator é tão significativo, que é usado pelo Google na hora de estabelecer o ranking orgânico dos resultados de busca da plataforma. Para se ter uma ideia, no Brasil, os sites demoram, em média, 15.8 segundos para carregar completamente no mobile. Segundo o Google, 50% das visitas são abandonadas quando um site demora mais de 3 segundos para carregar no mobile. 

Se o site oficial funciona como tira-teima na hora de conferir se a informação recebida via redes sociais e mensagens instantâneas é verdadeira ou fake, imagine o impacto dessa perda, especialmente no caso de buscas por informações sobre determinado candidato. O risco é seu site ficar “escondido” na segunda ou terceira página de buscas do Google e o eleitor encontrar apenas aquelas informações disseminadas por seus concorrentes e detratores.

Também é importante saber que outro critério utilizado pelo Google no processo que determina a posição de uma informação nos resultados de busca é a relevância da informação.

Se você é responsável pela sobrevivência digital de seu candidato ou instituição, pública ou privada, deve manter o foco e ficar atento a essas questões.

No quesito velocidade de carregamento, o Google oferece algumas ferramentas para ajuda-lo, como o PageSpeed Tools (https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/?hl=pt-BR), que, além de verificar o tempo que seu site leva para carregar no mobile e no desktop, também oferece sugestões para otimização.

Já o conteúdo relevante, depende 100% de você e das ações de seu(s) assessorado(s).

A MarcoIten.Com publica regularmente notícias e informações sobre redes sociais, reputação e sobrevivência digital no site da Revista Estratégia e nas redes sociais. Acompanhe nosso trabalho e fique atento: teremos novidades em breve na nossa agenda de cursos.