Registro para veicular anúncios políticos no Facebook começa em 31 de julho

A partir da próxima terça-feira, 31 de julho, equipes de candidatos podem começar a se registrar para veicular anúncios relacionados à política, inclusive propaganda eleitoral, no Facebook. E, a partir do dia 16 de agosto – início do período permitido pela legislação – os anunciantes brasileiros poderão veicular propaganda eleitoral utilizando rótulo específico.

O anúncio foi feito nesta terça-feira, 24 de julho, pela plataforma, que listou ações que vem empreendendo para reduzir a interferência de pessoas e informações mal-intencionadas nas eleições brasileiras. 

Dentre as iniciativas listadas pela plataforma aparecem a remoção de contas que violam políticas do Facebook e “frequentemente usadas por pessoas mal-intencionadas para ocultar atividades ilícitas”, nas palavras do próprio Facebook.

A transparência nos anúncios e páginas, tanto no Facebook quanto no Instagram, foi apontado como outra ação nesse esforço de reduzir a interferência de pessoas mal-intencionadas nas eleições. De acordo com a plataforma, atualmente é possível visualizar todos os anúncios que uma página está veiculando, mesmo que os anúncios não apareçam no feed de notícias do interessado. Também é possível ver alterações de nome recentes e data de criação de Páginas, mesmo quando não anunciam. O Brasil é o segundo país no mundo a ter marcação nos anúncios políticos, onde é possível saber quem pagou por eles. O Facebook também manterá uma Biblioteca que hospedará os anúncios relacionados à política por 7 anos. A Biblioteca de Anúncios terá acesso disponível a partir de 16 de agosto.

O Facebook anunciou que lançará antes das eleições, mas sem especificar data, duas ferramentas: a Town Hall, que permitirá que as pessoas localizem, sigam e contatem seus representantes; e a Informed Voter Button, que redirecionará as pessoa para a Página das autoridades eleitorais com informações úteis. 

Já a ferramenta Megafone, que deve estar disponível no dia das eleições, permitirá que as pessoas vejam mensagem em seus Feed de notícias lembrando sobre a votação, e também vinculando informações sobre locais de votação.