O papel do Twitter na aproximação de candidatos e eleitores

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O Twitter divulgou nesta quinta-feira, 9 de agosto, enquete realizada com cerca de 2.000 usuários brasileiros, entre os dias 21 e 22 de junho, sobre o papel da plataforma na formação de opinião dos eleitores.

De acordo com o levantamento, 70% dos usuários do Twitter acessam a plataforma com alguma regularidade para se informar sobre política.

Mais de 60% dos usuários brasileiros disseram acreditar que as ideias defendidas pelos candidatos à Presidência em seus perfis oficiais na plataforma podem contribuir na decisão pelo voto. Entre os indecisos, este percentual é maior: 79% consideram que as propostas compartilhadas pelos candidatos em seus perfis oficiais podem ajudar a definir a sua escolha.

O Twitter informou que convidará candidatos à Presidência para participar de sessões de perguntas e respostas com os usuários, como forma de facilitar o contato direto entre políticos e eleitores. Em cada sessão, os usuários poderão enviar perguntas, a partir de uma hashtag específica, que serão respondidas pelo candidato em tempo real em seu perfil na plataforma.

Debates

O Twitter fechou parcerias de conteúdo relacionadas a sabatinas e debates promovidos por veículos – como Band Rio (@BandRio), RedeTV! (@RedeTV), revista IstoÉ (@RevistaISTOE), Catraca Livre (@CatracaLivre) e com um grupo formado por TV Gazeta (@tvgazetaoficial), Estadão (@Estadao) e Jovem Pan (@radiojovempan). As parcerias incluem transmissões ao vivo na plataforma dos debates com os candidatos à Presidência e ao Governo de São Paulo e do Rio de Janeiro, além de ativações especiais como a exibição de contador de Tweets em tempo real na tela da TV e a participação de usuários do Twitter no debate por meio de perguntas enviadas pela plataforma.