O Instagram é a rede social preferida do brasileiro em 2019

60% dos usuários são mulheres

Por Cintia Cury

Estudos e pesquisas realizados no Brasil e no exterior têm apontado o Instagram como a rede social mais relevante do ano entre os brasileiros. 

Este ano, o Brasil figura entre os 3 maiores públicos da rede social, segundo levantamento do site de estatísticas Statista, junto com os Estados Unidos e a Índia. E outubro, os Estados Unidos contavam com 116 milhões de usuários, a Índia com 73 milhões e o Brasil com 72 milhões.

Por aqui, 60% dos usuários são mulheres e maioria tem até 34 anos (32% tem idade entre 25 e 34 anos e 5% entre 13 e 17 anos). 

O Instagram aparece entre as redes sociais preferidas dos adolescentes, que formam um público altamente engajado. Para se ter uma ideia, 43% dos jovens norte-americanos confessam verificar suas redes sociais de hora em hora ou com mais frequência. Por aqui a situação não é muito diferente.

Em junho de 2018, a rede social registrava mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais em todo o mundo. Os usuários ativos diários chegavam a 500 milhões. 

Quando a questão é a rede social preferida, o Instagram se sobressai: 46,5% dos entrevistados afirmam preferir essa plataforma. Já o Facebook ficou em segundo lugar, com 29,22% das preferências. O YouTube apareceu em 3º lugar (8,19%), seguido pelo Twitter (7,6%). O LinkedIn foi apontado como preferido por 2,27% e o Pinterest, por 2,47%. Além disso, 1,28% citaram o Google e 2,47, outras redes sociais. Pena a pesquisa não ter informado os números do TikTok, que já aparece consistentemente nos levantamos informais realizados pela Marcoiten. 

Outro levantamento, este feito pela Cuponation, estima que o brasileiro gasta uma hora e 30 minutos por dia, em média, no Instagram. Tempo significativo se lembrarmos que a média diária de tempo gasto pelo brasileiro nas redes sociais é de 3 horas e meia.

No mundo

A América do Sul figura na 4ª posição entre regiões com mais usuários em redes sociais. De acordo com o Statista, no ranking da taxa de utilização das mídias sociais nas diversas regiões do globo hoje aparecem: Ásia Oriental (70%)  América do Norte (70%) e norte da Europa (67%) e América do Sul (66%). Nos últimos lugares aparecem a África Central (8%) e a África Oriental, com apenas 7% da população usando plataformas sociais. A rede social mais popular do mundo é o Facebook, com 2,3 bilhões de usuários ativos mensais registrados no 3º trimestre de 2019.

Acompanhe as atualizações sobre redes sociais em nosso grupo Marketing Político – Marco Iten no Facebook: https://www.facebook.com/groups/www.revistaestrategia.com.br