O algoritmo do Instagram

Por Cíntia Cury

Quem “respira” redes sociais sabe que são os algoritmos que determinam quem vê e quem não vê o conteúdo que publicamos. A cada mudança no algoritmo, o alcance de nossas publicações é drasticamente afetado. É por isso que sua estratégia de comunicação precisa evoluir constantemente, levando em consideração as características de cada plataforma.

O Instagram promete ser a “bola da vez” neste 2019. Por isso, selecionamos algumas informações divulgadas pela plataforma sobre seu algoritmo para auxiliar em sua estratégia.

O algoritmo do Instagram determina a ordem das postagens que os usuários veem quando estão percorrendo o feed. Com base em dados específicos, a plataforma coloca no topo os posts mais relevantes. Isso garante que tenham mais visibilidade do que as demais publicações.

De acordo com o próprio Instagram, que sempre pode decidir mudar tudo, o algoritmo leva em consideração principalmente três fatores para que um post seja considerado relevante:

Relacionamento – se seus seguidores interagiram muito com seu conteúdo anterior, eles provavelmente verão seu próximo post. O objetivo do algoritmo é gerar um engajamento contínuo e repetido de suas postagens mais importantes, ajudando a formar um público fiel.

Interesse do Usuário – Quando um seguidor costuma interagir com outras postagens ou contas semelhantes às suas, o algoritmo também garantirá que ele tenha mais chances de ver as suas postagens.

Atualidade da Postagem – Posts mais recentes são favorecidos e colocados no início do feed, enquanto os mais antigos aparecem um pouco mais abaixo.

Ainda segundo o Instagram, se os seus seguidores costumam seguir muitas contas, certamente você terá mais concorrência pelos primeiros lugares nos feeds deles. 

Quanto aos seguidores que não passam muito tempo na plataforma ou não abrem o Instagram com frequência, o algoritmo coloca no início do feed somente aqueles posts considerados extremamente relevantes. Se você ainda está na fase de construir sua rede, fique atento.

No Instagram os perfis de negócios não ficam em desvantagem em termos de alcance orgânico em comparação com as contas pessoais. O que vale mesmo é o engajamento e a relevância de suas postagens.

O importante é buscar sempre ampliar a base de seguidores na plataforma. Investir em conteúdo que gere o engajamento, motivar seus seguidores a reagir, comentar, compartilhar suas postagens. Quanto maior o engajamento, mais chances as postagens terão de ser consideradas relevantes pelo algoritmo e, com isso, alcançar um público cada vez maior. 

Nós, da MarcoIten.Com/Revista Estratégia, desejamos um Feliz 2019 a você.