Conhece o Quora?

Cintia Cury

Quora é uma rede social muito interessante. É uma plataforma para fazer perguntas e se conectar com pessoas que podem oferecer respostas. Na maioria das vezes, as perguntas e respostas são relevantes e prendem a atenção. Têm diversas categorias, mas gosto mesmo de me perder na “aleatoriedade sem limites”.

É daquelas redes sociais que você entra para ver a resposta a uma pergunta e, quando percebe, já está há mais de duas horas saltando de uma pergunta para a outra e se deliciando com todo tipo de história que aparece no seu feed.

A rede foi criada em 2010 por dois ex-funcionários do Facebook, mas só em 2018 ganhou versão em português. É difícil dizer qual é o número de usuários brasileiros na plataforma. De acordo com informações encontradas em respostas feitas na própria plataforma, em dezembro de 2020 o Quora tinha cerca de 590 milhões de usuários por mês em todo o mundo.

Mas o interessante na plataforma é que você encontra por lá todo tipo de informação – a maioria bem escrita, por pessoas que realmente sabem do que estão falando.

Recebo diariamente newsletters da plataforma em meu e-mail, mas procuro abrir só quando tenho certeza de que já terminei todas as atividades realmente importantes no meu dia. Isso porque uma pergunta leva a outra, que leva a outra… O tempo passa e a gente nem percebe…

Alguns usuários fazem perguntas que eles mesmos respondem porque querem difundir conhecimento. Outros perguntam porque querem resposta de alguém qualificado… e conseguem. Tem muita gente boa por lá disposta a discorrer sobre assunto sério. Mas, como na maioria das plataformas interessantes, os bons contadores de histórias acabam se destacando, independentemente do tema.

Em geral, as respostas são curtas (cerca de 3 ou 4 parágrafos) e a plataforma também permite o compartilhamento de fotos, vídeos e links.

Do ponto de vista da estratégia, o Quora pode ser bem interessante para quem tem um know-how específico e quer ser reconhecido por seu conteúdo.

Que tal experimentar algo diferente como responder perguntas em sua área de conhecimento? Lembre-se de que você também pode fazer uma pergunta interessante sobre o tema que domina e você mesmo publicar a resposta. Se o assunto for interessante ou curioso e você souber contar a história, poderá alcançar boa audiência e engajamento. Quem sabe seu post conquista espaço na newsletter, para que seja visto por muito mais gente na plataforma.

Também há espaço para as marcas, que podem explorar estrategicamente a plataforma para reforçar aspectos de sua identidade, missão, valores ou produtos e serviços.

Quem produz muito conteúdo e conquista muitos seguidores e alto engajamento pode até ser remunerado por isso – não espere fortunas por aqui. De acordo com informações de usuários, a remuneração chega a ser quase simbólica.

Anúncios são permitidos e, como acontece em outras redes sociais, são mostrados de acordo com os interesses dos usuários.

Agucei sua curiosidade? Que tal dar uma “passada” por lá para ver com seus próprios olhos?

Esse é o link para a versão em português: https://pt.quora.com